A teoria da seleção natural de Charles Darwin, formulada no século XIX, é um dos pilares da biologia moderna e explica a evolução das espécies através da seleção natural das características adaptativas de uma população.
De acordo com a teoria de Darwin, as espécies sofrem mudanças constantes e gradualmente através das gerações, como resultado da pressão seletiva exercida pelo ambiente em que vivem. As espécies que possuem características que lhes permitem sobreviver e reproduzir-se com sucesso são mais propensas a transmitir essas características para as gerações futuras. As espécies que possuem características menos adaptativas são menos propensas a transmitir essas características para as gerações futuras e, portanto, tendem a ser eliminadas pela seleção natural.
Por exemplo, numa população de animais que vivem num ambiente frio e árido, os animais que possuem pelo espesso e branco são mais propensos a sobreviver e reproduzir-se com sucesso, pois o pelo espesso ajuda a manter o calor corporal e o pelo branco camufla o animal no ambiente branco da neve. Esses animais são mais propensos a transmitir essas características para as gerações futuras, enquanto que os animais com pelo fino e escuro são menos propensos a sobreviver e reproduzir-se com sucesso e, portanto, são menos propensos a transmitir essas características para as gerações futuras.
Outro exemplo é a evolução das asas dos pássaros. As asas permitem que os pássaros voem e, portanto, lhes permitem procurar alimento e escapar de predadores com mais facilidade. Os pássaros com asas mais fortes e eficientes são mais propensos a sobreviver e reproduzir-se com sucesso e, portanto, são mais propensos a transmitir essas características para as gerações futuras.
Em resumo, a teoria da seleção natural de Darwin explica como as características de uma população são selecionadas ao longo das gerações através da pressão seletiva exercida pelo ambiente. As características que são mais adaptativas para a sobrevivência e reprodução são mais propensas a ser transmitidas para as gerações futuras, enquanto que as características menos adaptativas tendem a ser eliminadas pela seleção natural.
Blog do Prof. Djalma Santos - WordPress.com