Em que ano foi erguido o muro de berlim simbolizava a divisão da alemanha em dois países

Muro de Berlim: por que foi erguido, história, queda - Brasil Escola

O Muro de Berlim foi erguido em 13 de agosto de 1961 e simbolizou a divisão da Alemanha em dois países durante mais de 28 anos. O muro separou a Alemanha Oriental, governada pelos comunistas, da Alemanha Ocidental, governada pelos ocidentais.

Antes da construção do muro, muitos cidadãos da Alemanha Oriental estavam deixando o país em busca de uma vida melhor na Alemanha Ocidental. Para tentar conter essa fuga em massa, os líderes comunistas da Alemanha Oriental decidiram erigir um muro ao redor de Berlim Oriental para impedir que os cidadãos cruzassem para a Alemanha Ocidental.

O Muro de Berlim tornou-se um símbolo do confronto entre o capitalismo e o comunismo durante a Guerra Fria e foi visto como um símbolo da opressão comunista pelos ocidentais. Durante sua existência, muitas pessoas tentaram escapar para a Alemanha Ocidental através do muro, muitas vezes com risco de suas vidas. Alguns conseguiram passar, mas muitos foram presos ou mesmo mortos tentando cruzar.

O Muro de Berlim foi finalmente derrubado em 9 de novembro de 1989, quando a Alemanha Oriental anunciou que os cidadãos estavam livres para cruzar para a Alemanha Ocidental. A queda do muro foi um marco importante na história da Alemanha e simbolizou o fim da Guerra Fria e a reunificação da Alemanha. Hoje em dia, pedaços do muro ainda podem ser vistos em Berlim como lembrança da época em que a cidade foi dividida.

Muro de Berlim: por que foi erguido, história, queda - Brasil Escola

Brasil Escola - UOL