O Mundial de Vôlei Masculino de 2022 será a 26ª edição da competição organizada pela Federação Internacional de Vôlei (FIVB). O evento acontecerá na Itália e na Bulgária de 10 a 22 de outubro de 2022.
A seleção italiana sediará a primeira fase da competição, enquanto a Bulgária será a sede da segunda fase, incluindo as quartas de final, as semi-finais e a final. A Itália foi escolhida como sede do Mundial de Vôlei Masculino de 2022 por ter sediado o Campeonato Europeu de Vôlei Masculino de 2017 com sucesso, enquanto a Bulgária foi escolhida por ter sediado a Final Four da Liga Europeia de Vôlei Masculino de 2020 com sucesso.
A competição contará com 24 equipes, divididas em quatro grupos de seis equipes cada. As quatro melhores equipes de cada grupo avançarão para a segunda fase, que será disputada em sistema de eliminação direta. As oito equipes restantes disputarão as quartas de final, as quatro vencedoras avançarão para as semi-finais e as duas equipes vencedoras disputarão a final.
A seleção brasileira é a atual campeã do Mundial de Vôlei Masculino, tendo vencido a última edição da competição, realizada em 2018 na Polônia e na Itália. A equipe brasileira também é a maior vencedora da competição, com cinco títulos mundiais. Outras equipes que também são consideradas favoritas para o título são a Rússia, a Polônia e a Itália.
O Mundial de Vôlei Masculino de 2022 promete ser uma competição emocionante e disputada, com equipes de alto nível e jogadores experientes se enfrentando pelo título mundial. Será uma oportunidade única para os fãs de vôlei acompanharem de perto alguns dos melhores jogadores do mundo em ação.
afftvvolei