Calendário de Renovação de CNH 2022: Importância e Como Funciona
A Carteira Nacional de Habilitação, mais conhecida como CNH, é o documento necessário para que uma pessoa possa dirigir veículos automotores no Brasil. A validade da CNH é determinada pela idade do condutor e pelo tipo de categoria que ele possui. Por isso, é importante ficar atento ao calendário de renovação de CNH, para não perder a habilitação e ficar impedido de dirigir.
Quem deve renovar a CNH em 2022
De acordo com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), os condutores que precisam renovar a CNH em 2022 são aqueles que completam 60 anos de idade até 31 de dezembro de 2022. Além disso, os condutores que possuem a CNH com validade por tempo determinado, ou seja, com prazo de validade menor que 5 anos, também devem renová-la neste ano.
Como renovar a CNH em 2022
Para renovar a CNH em 2022, o condutor deve seguir os seguintes passos:
Verificar se atende aos requisitos para a renovação da CNH, como idade e prazo de validade.
Agendar um exame médico no órgão de trânsito do seu estado. O exame é obrigatório para todos os condutores que precisam renovar a CNH.
Realizar o exame médico no dia agendado. Se o resultado do exame for positivo, o condutor deve comparecer à unidade de trânsito para fazer a renovação da CNH.
Levar os documentos necessários para a renovação da CNH, como RG, CPF e comprovante de residência.
Pagar a taxa de renovação da CNH.
Fazer o exame teórico, se necessário. Alguns condutores precisam fazer o exame teórico para renovar a CNH, dependendo da categoria que possuem.
Receber a nova CNH, com validade de 5 anos.
Importância da renovação da CNH em dia
A renovação da CNH em dia é importante para garantir a segurança no trânsito e evitar problemas legais. Dirigir sem a CNH válida é considerado infração grave e pode acarretar em multa, pontos na carteira e até mesmo a cassação da habilitação. Por isso, é fundamental ficar atento ao calendário de renovação da CNH e realizar a renovação antes do p
:: DETRAN-SP :: DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DE SÃO PAULO