Irpf 2022

Imposto de Renda 2022: novas regras e prazos para entrega são divulgados –  Contar Contabilidade

O Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) é um tributo anual obrigatório para todas as pessoas físicas residentes no Brasil. A cada ano, é necessário declarar o IRPF para o governo, informando todos os rendimentos e bens adquiridos no período. A alíquota do IRPF varia de acordo com a faixa de renda do contribuinte.

O IRPF 2022 será aplicado aos rendimentos auferidos no ano de 2021. A Receita Federal já divulgou as regras e as alíquotas para o próximo exercício. Neste artigo, vamos falar sobre as principais mudanças e o que você precisa saber para fazer a sua declaração de IRPF 2022.

  1. Mudanças na tabela do IRPF 2022

A tabela do IRPF é atualizada anualmente de acordo com a inflação. Em 2022, a tabela sofreu algumas alterações em relação ao exercício anterior. A principal mudança foi a criação de uma nova faixa de rendimento para os contribuintes que ganham acima de R$ 5.000.000,00 por ano. A alíquota para essa faixa é de 27,5%, um aumento de 2,5% em relação à alíquota de 25% aplicada em 2021.

Outra mudança importante foi a correção das faixas de rendimento e das alíquotas para a inflação do período. Isso significa que a faixa de rendimento para cada alíquota foi ajustada para cima, o que pode fazer com que mais contribuintes fiquem sujeitos a alíquotas mais elevadas em 2022.

  1. Prazo de entrega da declaração de IRPF 2022

O prazo para entrega da declaração de IRPF 2022 vai de 1º de março a 30 de abril de 2022. Os contribuintes que optarem pelo envio da declaração pelo Programa Gerador da Declaração (PGD) terão até o dia 28 de fevereiro para preencher e transmitir a declaração.

  1. Documentos necessários para a declaração de IRPF 2022

Para fazer a declaração de IRPF 2022, é preciso reunir alguns documentos e informações. Entre eles, estão:

  • Extrato bancário com os rendimentos auferidos em 2021
  • Comprovantes de rendimentos, como salários, aluguéis, juros e rendimentos de aplicações financeiras
  • Comprovantes de despesas médicas, educacionais e de previdência privada
  • Certidão de

Diário do Comércio

Diário do Comércio