O que significa a palavra distal

Artrogripose Múltipla Congênita: Os Principais para Abordagem  Fisioterapêutica – InterFISIO

A palavra "distal" é um termo que se refere à parte mais afastada de um corpo ou estrutura, ou aquela que se encontra mais distantemente de um ponto de referência específico. Por exemplo, na anatomia humana, a mão é a parte distal do braço, pois está mais afastada do tronco do corpo. De maneira similar, os dedos são as partes distais dos dedos das mãos.

O termo "distal" é oposto ao termo "proximal", que se refere à parte mais próxima de um corpo ou estrutura, ou aquela que se encontra mais próxima de um ponto de referência específico. Por exemplo, na anatomia humana, o ombro é a parte proximal do braço, pois está mais próxima do tronco do corpo.

Além da anatomia, o termo "distal" também é utilizado em outras áreas, como na descrição de estruturas geográficas. Por exemplo, a ponta de um rio pode ser considerada a parte distal, enquanto a fonte do rio é considerada a parte proximal. De maneira semelhante, o termo "distal" também pode ser utilizado em outras áreas da ciência, como na descrição de estruturas celulares ou em engenharia, para se referir a partes de máquinas ou equipamentos que estão mais afastadas de um ponto de referência específico.

Em resumo, a palavra "distal" se refere à parte mais afastada de um corpo ou estrutura, ou aquela que se encontra mais distantemente de um ponto de referência específico. É um termo amplamente utilizado na anatomia e em outras áreas da ciência e da tecnologia, e é oposto ao termo "proximal", que se refere à parte mais próxima de um corpo ou estrutura.

Distal | Qué es, significado y para qué se usa en anatomía

Fisioterapia-Online