Divida arena da baixada

Conta dura de fechar: conheça a dívida do seu clube e veja se é possível  pagá-la | Blogs - ESPN

A Dívida Arena da Baixada é um assunto bastante polêmico e que tem sido alvo de diversas discussões nos últimos anos. Trata-se de uma dívida milionária contraída pelo Clube Atlético Paranaense (CAP) para a construção da Arena da Baixada, estádio de futebol localizado em Curitiba, no estado do Paraná.

I - Histórico da Dívida Arena da Baixada

A Arena da Baixada foi construída para sediar jogos da Copa do Mundo de 2014, mas seu processo de construção foi marcado por diversas polêmicas e problemas financeiros. O CAP, responsável pela construção do estádio, precisou contrair uma enorme dívida para concluir a obra, que chegou a ultrapassar os R$ 500 milhões.

II - Consequências da Dívida Arena da Baixada

A dívida da Arena da Baixada tem sido um fardo para o CAP, que tem enfrentado dificuldades para honrá-la. Além disso, o clube tem sido alvo de críticas por ter priorizado a construção do estádio em detrimento do futebol e dos jogadores. A dívida também tem gerado preocupações quanto à viabilidade financeira do CAP no longo prazo.

III - Negociações para quitar a Dívida Arena da Baixada

Desde que a dívida foi contraída, o CAP vem tentando negociar formas de quitá-la. Em 2019, por exemplo, o clube chegou a um acordo com o Banco do Brasil para a renegociação da dívida, mas o acordo acabou sendo anulado pelo Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Atualmente, o clube se encontra em negociações com outros bancos e investidores para tentar encontrar uma solução para a dívida.

IV - Repercussão da Dívida Arena da Baixada na mídia

A Dívida Arena da Baixada tem sido amplamente discutida na mídia, tanto em veículos esportivos quanto em noticiários em geral. Muitos veem a dívida como um símbolo do mau gerenciamento financeiro do CAP e da falta de planejamento do clube. Outros, no entanto, defendem que a construção da Arena da Baixada foi uma importante conquista para Curitiba e para o estado do Paraná, e que a dívida deve ser encarada como um investimento a longo prazo.

V - Perspectivas para o futuro da Dívida Arena da Baixada

Liminar suspende decretos de Fruet que extinguiriam dívida do Atlético -  Portal TCE-PR

TCE-PR