Como sacar fgts inativo 2022

Empregadas domésticas têm o direito ao saque das contas inativas do FGTS |  Doméstica Legal

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício criado pelo governo federal para garantir aos trabalhadores uma reserva financeira em caso de demissão sem justa causa ou aposentadoria. Todos os trabalhadores com carteira assinada no Brasil têm direito ao FGTS, e o valor é depositado mensalmente pelo empregador em uma conta vinculada ao trabalhador.

Se você tem uma conta FGTS inativa, isto é, não está mais trabalhando e não recebe mais depósitos, pode sacar o saldo acumulado a qualquer momento. No entanto, é importante lembrar que o FGTS só pode ser sacado em determinadas situações, como demissão sem justa causa, aposentadoria, compra de imóvel ou tratamento de doenças graves.

Para sacar o FGTS inativo, é necessário seguir os seguintes passos:

  1. Verificar se você preenche os requisitos para o saque. Além das situações mencionadas acima, é preciso estar com a documentação em dia e não ter nenhuma pendência financeira com o FGTS.

  2. Entrar em contato com a Caixa Econômica Federal, que é a instituição responsável pelo FGTS. Você pode fazer isso pelo site da Caixa, pelo aplicativo FGTS ou pelo telefone 0800 726 0207.

  3. Escolher a modalidade de saque. Há duas opções: saque imediato ou saque aniversário. No saque imediato, você pode sacar todo o saldo da conta de uma vez. Já no saque aniversário, é possível sacar apenas uma parte do saldo todo mês, até esgotar o valor total da conta.

  4. Seguir as instruções da Caixa para realizar o saque. É preciso apresentar documentos pessoais e comprovantes de residência e renda. Além disso, é necessário fazer o agendamento de uma data para o saque em uma agência da Caixa ou em um posto de atendimento da Caixa.

É importante lembrar que o saque do FGTS inativo está sujeito a alguns impostos, como o Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF). O valor do imposto depende da faixa de renda do contribuinte e pode variar de 0% a 27,5%.

Em resumo, para sacar o FGTS in

FGTS inativo por mais de 2 anos? Veja como sacar

meutudo.