Quando aconteceu a peste bubônica

Autoridades tentaram encobrir a peste bubônica quando ela atingiu os  Estados Unidos | National Geographic

A peste bubônica é uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis, que é transmitida principalmente através da mordida de flebotomíneos infectados, conhecidos como pulgas do rato. A doença é caracterizada por febre alta, dor no corpo e inchaço dos gânglios linfáticos, especialmente nas axilas, virilhas e pescoço, daí o nome "bubônica", que vem do termo grego "bubo", que significa inchaço.

A peste bubônica foi responsável por várias pandemias ao longo da história da humanidade, sendo a mais conhecida delas a chamada "Peste Negra", que atingiu a Europa no século XIV e matou cerca de 25 milhões de pessoas, cerca de um terço da população europeia da época. A peste negra começou na Mongólia em 1319 e se espalhou para a Europa através da Rota da Seda, chegando ao continente em 1347.

Outra pandemia de peste bubônica ocorreu no século XIX, na China, e se espalhou para outros países da Ásia e para o Oceano Pacífico. Esta pandemia, conhecida como "Peste do Gato", matou mais de 12 milhões de pessoas.

Atualmente, a peste bubônica ainda é um problema de saúde pública em algumas partes do mundo, como na África e na Ásia, onde ocorrem surtos esporádicos da doença. No entanto, a peste bubônica é facilmente tratável com o uso de antibióticos, desde que o tratamento seja iniciado precocemente. Além disso, medidas de prevenção, como o controle de ratos e flebotomíneos e o tratamento de casas infestadas de pulgas, também são eficazes na prevenção da doença.

Em resumo, a peste bubônica é uma doença infecciosa causada pela bactéria Yersinia pestis e é transmitida principalmente através da mordida de flebotomíneos infectados. A doença foi responsável por várias pandemias ao longo da história da humanidade, sendo a mais conhecida delas a chamada "Peste Negra", que atingiu a Europa no século XIV. Atualmente, a peste bubônica ainda é um problema de saúde pública em algumas partes do mundo, mas é facilmente tratável e prevenível.

Como a Europa combateu a pior pandemia da história da humanidade? - Mundo -  SAPO Viagens

SAPO Viagens