Disserte sobre a morfologia dos pulmões

Estudo morfológico do sistema respiratório de quati ... - Biotemas

A morfologia dos pulmões é fundamental para entendermos como eles funcionam e realizam suas principais funções, que são a respiração e o intercâmbio de gases.

O pulmão é um órgão par, localizado no tórax, que se expande e contrai durante a respiração. Cada pulmão é dividido em duas partes: o pulmão esquerdo e o pulmão direito. O pulmão esquerdo é menor e mais apertado do que o pulmão direito, pois é separado do coração pelo diafragma.

Os pulmões são formados por lóbulos, que são divididos em lóbulos menores chamados segmentos. Cada pulmão possui cinco lóbulos, sendo dois no lado esquerdo e três no lado direito.

Os pulmões são revestidos por uma camada fina de tecido chamada pleura, que é responsável por reduzir o atrito durante a expansão e contração dos pulmões durante a respiração. A pleura é composta por duas camadas: a pleura parietal, que reveste a parede do tórax, e a pleura visceral, que reveste os pulmões. Entre as duas camadas existe uma camada muito fina de líquido, que atua como lubrificante.

Os pulmões são irrigados pelas artérias pulmonares, que transportam o sangue rico em oxigênio para os alvéolos pulmonares. Os alvéolos são as unidades funcionais dos pulmões, onde ocorre o intercâmbio de gases. São pequenas bolhas cheias de ar que se encontram nas extremidades dos brônquios e são revestidas por vasos sanguíneos muito finos, chamados capilares. Quando o ar entra nos alvéolos, o oxigênio é absorvido pelo sangue e o dióxido de carbono é exalado.

Os brônquios são as vias respiratórias que levam o ar até os alvéolos. São formados por uma camada externa de músculo liso que permite sua expansão e contração durante a respiração. O ar entra pelas narinas ou boca, passa pelo nariz ou faringe, e depois pelo laringe e traquéia, antes de chegar aos brônquios.

A morfologia dos pulmões é fundamental para entendermos como eles funcionam e realizam suas principais funções, que são a respiração e o intercâmbio de gases. A estrutura complexa dos pulmões, formada por lóbulos, alvé

MORFOLOGIA E TAXONOMIA DE Cruzia tentaculata (RUD, 1819) TRAVASSOS, 1917 E  Vexillata sp. (TRAVASSOS, 1937) Durette-Desset, 1971

Livros Grátis