Como acontece a lua de sangue

O eclipse lunar com 'lua de sangue' mais longo do século | Ciência | EL  PAÍS Brasil

"O fenômeno da lua de sangue: entenda como ela ocorre"

1: O que é a lua de sangue?

A lua de sangue é um fenômeno astronômico raro que ocorre quando a lua aparece vermelha ou alaranjada no céu. Isso acontece porque a lua passa por uma série de alinhamentos com o sol e a terra durante o seu ciclo de 29,5 dias.

2: Como a lua de sangue é formada?

Quando a lua está em sua fase de nova, ela se encontra entre o sol e a terra. Neste momento, a lua não está visível porque a luz do sol bloqueia a luz refletida pela lua. Quando a lua começa a se afastar do sol e se aproxima da terra, ela começa a se tornar visível novamente. Quando a lua está perto da terra e em linha reta com o sol, ela aparece como uma lua cheia no céu.

No entanto, às vezes a lua passa pelo ponto da terra onde a luz do sol é filtrada por atmosfera. Isso faz com que algumas das cores do espectro solar sejam absorvidas, enquanto outras são refletidas de volta para a lua. As cores vermelhas, laranja e amarelas são refletidas com mais facilidade, fazendo com que a lua pareça vermelha ou alaranjada.

3: Quão comum é a lua de sangue?

A lua de sangue é um fenômeno relativamente raro, pois exige uma série de alinhamentos precisos entre a lua, o sol e a terra. Em média, uma lua de sangue ocorre a cada 18 meses. No entanto, a frequência de luas de sangue varia bastante de acordo com a localização geográfica. Alguns locais podem ver uma lua de sangue várias vezes por ano, enquanto outros podem passar anos sem ver uma.

4: Quais são os tipos de lua de sangue?

Existem dois tipos principais de lua de sangue: a lua de sangue total e a lua de sangue parcial. A lua de sangue total ocorre quando a lua passa completamente através da sombra da terra, fazendo com que ela apareça completamente vermelha no céu. A lua de sangue parcial ocorre quando a lua passa parcialmente através da sombra da terra, fazendo com que ela apareça ap

Superlua' e eclipse da 'Lua de Sangue': como acontecem os fenômenos | Guia  do Estudante

Guia do Estudante