Placa de petri para que serve

Placa de Petri em Poliestireno Descartável 140x15mm - Pacote com 200  unidades - LojaSynth.com

O que é uma placa de Petri?

Uma placa de Petri é um recipiente plano, geralmente feito de plástico ou vidro, que é usado em laboratórios para crescer e cultivar culturas microbianas. A placa é chamada de placa de Petri em homenagem ao médico alemão Julius Richard Petri, que a inventou no final do século 19.

Para que serve uma placa de Petri?

As placas de Petri são usadas em vários campos da ciência, incluindo a microbiologia, a biologia molecular e a biotecnologia. Elas são usadas para crescer e cultivar culturas de microorganismos, como bactérias, fungos e leveduras. Isso é feito colocando uma amostra de material contendo os microorganismos em uma das metades da placa de Petri e cobrindo-a com uma camada de meio de cultura. A outra metade da placa é então colocada sobre a primeira, formando um recipiente selado. As placas de Petri são então incubadas a uma temperatura e umidade controladas, permitindo que os microorganismos cresçam e se reproduzam.

Como são usadas as placas de Petri?

As placas de Petri são usadas de várias maneiras em laboratórios. Algumas das formas mais comuns de uso incluem:

  • Cultivo de bactérias: As placas de Petri são usadas para crescer culturas de bactérias em diferentes meios de cultura. Isso é útil para estudar a crescimento, o metabolismo e o comportamento das bactérias em diferentes condições.

  • Testes de antibióticos: As placas de Petri também são usadas para testar a eficácia de diferentes antibióticos em matar ou inibir o crescimento de bactérias. Isso é feito colocando amostras de bactérias em diferentes áreas da placa de Petri e adicionando diferentes concentrações de antibiótico a cada área.

  • Isolamento de amostras: As placas de Petri também são usadas para isolamento de amostras de microorganismos de fontes naturais, como solo, água ou alimentos. Isso é feito colocando uma pequena quantidade da amostra em uma placa de Petri e incubando-a. Os microorganismos presentes na amostra crescerão e podem ser identificados pelo seu tamanho, forma e características microscópicas.

Quais são as vantagens e desvantag

placas de petri - Busca na Adria Laboratórios

Adria Laboratórios