Paises que compunham a urss

União Soviética: governos, países e como acabou - História do Mundo

A União Soviética (URSS) foi um país socialista federal que existiu entre 1922 e 1991, na Europa Oriental e Ásia Oriental. A URSS foi formada após a Revolução Russa de 1917, quando os bolcheviques liderados por Vladimir Lenin tomaram o poder e estabeleceram um sistema socialista de governo.

A URSS era composta por 15 repúblicas socialistas soviéticas, cada uma com sua própria constituição e governo, mas todas subordinadas à autoridade central do Kremlin. As repúblicas da URSS incluíam:

  1. Rússia: A república mais populosa e mais importante da URSS, a Rússia foi a sede do governo central e foi responsável por muitas das políticas e decisões da URSS.

  2. Ucrânia: A segunda maior república da URSS, a Ucrânia era rica em recursos naturais, como grãos e petróleo.

  3. Bielorrússia: Esta república ficava no oeste da URSS e era conhecida por sua indústria pesada e sua agricultura desenvolvida.

  4. Estônia: Esta pequena república situada na costa báltica era conhecida por sua indústria de processamento de alimentos e sua produção de madeira.

  5. Letônia: Assim como a Estônia, a Letônia era uma república da costa báltica com uma economia baseada na indústria de processamento de alimentos e na produção de madeira.

  6. Lituânia: Situada ao sul da Letônia, a Lituânia era conhecida por sua indústria de processamento de alimentos e sua produção de energia elétrica.

  7. Geórgia: Esta república no Cáucaso era rica em petróleo e gás natural, além de ter uma indústria de vinho e uma economia agrícola desenvolvida.

  8. Armênia: A Armênia era uma república montanhosa no Cáucaso, com uma economia baseada na produção de energia elétrica e na indústria de processamento de alimentos.

  9. Azerbaidjão: Esta república no Cáucaso era rica em petróleo e gás natural e tinha uma indústria de processamento de alimentos desenvolvida.

  10. Quirguistão: Esta república no sul da Rússia era conhecida por sua produção de carne e lã e por sua indústria de construção de ferrovias.

11

Três filmes que simbolizam a vida antes e depois da queda da URSS

Gazeta do Povo