Atividades com digrafos 3 ano

Plano De Aula - Eloisa

Os digrafos são duas letras que representam um único som na língua portuguesa. Eles são importantes para o aprendizado da escrita e da leitura de palavras, e trabalhar com eles pode ser muito divertido para os alunos do 3º ano.

Uma atividade com digrafos que pode ser feita com os alunos é a formação de palavras com as letras fornecidas. Neste exercício, o professor pode escrever vários digrafos em cartões e pedir para que os alunos formem palavras com eles. Por exemplo, se os digrafos forem "ch", "lh" e "nh", os alunos poderão formar palavras como "chave", "lhama" e "anho".

Outra atividade que pode ser feita é o jogo da memória com digrafos. Neste jogo, o professor escreve os digrafos em cartões e os espalha pelo chão ou em uma mesa. Os alunos devem virar dois cartões de cada vez, tentando encontrar os pares. Se encontrarem, eles ganham um ponto e podem continuar jogando. Se não encontrarem, devem virar os cartões de volta e é a vez de outro aluno jogar.

Outra atividade interessante é a criação de histórias com digrafos. Neste exercício, o professor escolhe alguns digrafos e pede para que os alunos criem uma história utilizando esses digrafos. Por exemplo, se os digrafos forem "ch", "lh" e "nh", os alunos poderão criar uma história sobre um menino chamado Chico que vai visitar sua avó Lhurdes em um vilarejo no campo, onde há muitas lhamas e um riacho com água cristalina.

Essas são apenas algumas sugestões de atividades com digrafos para o 3º ano. Existem muitas outras formas de trabalhar com esses sons na sala de aula, e o importante é sempre buscar maneiras de tornar o aprendizado divertido e atrativo para os alunos.

DÍGRAFO - Vila Educativa - YouTube

YouTube