Detran rs ipva

Valores e informações do IPVA 2020 podem ser consultados em site e  aplicativo do tributo

O Departamento Estadual de Trânsito do Rio Grande do Sul (DETRAN RS) é responsável por gerenciar o trânsito e a emissão de documentos de veículos no estado. Uma das obrigações dos proprietários de veículos no Rio Grande do Sul é o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).

O IPVA é um imposto estadual que incide sobre a propriedade de veículos automotores e é destinado a financiar o sistema de trânsito e as atividades do DETRAN RS. O valor do IPVA é calculado com base no valor venal do veículo, que é determinado pelo Governo do Estado e pode ser consultado no site do DETRAN RS.

Como pagar o IPVA no Rio Grande do Sul

Existem diversas formas de pagar o IPVA no Rio Grande do Sul, tais como:

  1. Boleto bancário: o boleto pode ser pago em qualquer agência bancária, casa lotérica ou pela internet, através de homebanking ou aplicativos de bancos.

  2. Cartão de crédito: o pagamento também pode ser feito com cartão de crédito em agências bancárias ou pela internet, através de sites de pagamentos.

  3. Débito automático: é possível realizar o pagamento do IPVA através de débito automático na conta corrente do proprietário do veículo.

Descontos no IPVA

Existem algumas situações em que o proprietário de um veículo pode ter direito a descontos no valor do IPVA, como:

  1. Veículos com mais de 10 anos de uso: o Governo do Estado do Rio Grande do Sul concede descontos para veículos com mais de 10 anos de uso, como forma de incentivar a troca por modelos mais modernos e menos poluentes.

  2. Veículos híbridos ou elétricos: o Governo do Estado também concede descontos para veículos híbridos ou elétricos, como forma de incentivar a utilização de tecnologias mais limpas e sustentáveis.

  3. Isenção para veículos adaptados para pessoas com deficiência: os veículos adaptados para pessoas com deficiência física também podem ser isentos do pagamento do IPVA.

Multas e penalidades por atraso no pagamento do IPVA

É importante lembrar que o pagamento do IPVA deve ser realizado dentro do prazo estabelecido pelo Governo do Estado, sob o

CONSULTA DE VEÍCULO MULTA IPVA DPVAT IMPEDIMENTOS PELO DETRAN - RS - YouTube

YouTube