Corpus christi e feriado nacional

Corpus Christi não é feriado em todos os lugares - Diário do Sudoeste da  Bahia

Corpus Christi é um feriado católico que comemora a Eucaristia, ou o sacramento da Ceia do Senhor. É um dia em que os fiéis participam de procissões, celebrações eucarísticas e outras atividades religiosas em homenagem à presença de Cristo na Eucaristia. O feriado é celebrado na quinta-feira após o domingo de Pentecostes e é um feriado nacional em muitos países, incluindo o Brasil.

Em Corpus Christi, as igrejas ficam decoradas com flores e tapetes coloridos e os fiéis participam de procissões pelas ruas, levando a Eucaristia em uma procissão solene. Algumas pessoas também se vestem de preto e branco, simbolizando a pureza e a penitência.

O feriado também é marcado por festas populares, como bailes, jogos e outras atividades recreativas. Algumas cidades também realizam festivais gastronômicos, como a Feira do Corpus Christi em Juazeiro do Norte, no Ceará, que é considerada uma das maiores festas do gênero no país.

A origem de Corpus Christi remonta ao século XIII, quando uma freira belga chamada Santa Juliana de Liège teve uma visão de Deus lhe pedindo que instituísse um feriado em homenagem à Eucaristia. A celebração foi instituída oficialmente em 1246 pelo Papa Urbano IV.

No Brasil, Corpus Christi é um feriado nacional desde o século XIX, quando foi incluído no calendário oficial pelo então imperador Dom Pedro II. Atualmente, é um dos feriados mais importantes para os católicos no país e é amplamente comemorado em todo o país.

Em resumo, Corpus Christi é um feriado católico que celebra a Eucaristia e é um feriado nacional em muitos países, incluindo o Brasil. É marcado por procissões, celebrações eucarísticas e festividades populares, e é uma importante data para os católicos em todo o mundo.

Corpus Christi não é feriado nacional

Abc do Abc