Antecipando o auxílio Brasil: dicas e informações úteis
1: O que é o auxílio Brasil e para quem é destinado
O auxílio Brasil é um benefício financeiro temporário criado pelo governo federal para auxiliar os cidadãos mais afetados pela crise econômica causada pela pandemia de COVID-19. O valor do auxílio varia de acordo com o número de pessoas na família e é destinado a trabalhadores informais, microempreendedores individuais, autônomos e desempregados que não tenham direito ao seguro-desemprego.
2: Como solicitar o auxílio Brasil
Para solicitar o auxílio Brasil, é necessário ter um Cadastro Único atualizado e fazer o cadastro no site da Caixa Econômica Federal. Também é preciso ter um número de telefone celular ativo e um endereço de e-mail válido. Além disso, é necessário apresentar documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.
3: Quais são os prazos para solicitação e pagamento do auxílio Brasil
O prazo para solicitação do auxílio Brasil varia de acordo com a data de nascimento do solicitante. Aqueles que nasceram em janeiro, fevereiro e março podem solicitar o auxílio a partir de abril, enquanto os que nasceram em abril, maio e junho podem solicitar a partir de maio, e assim por diante. O pagamento do auxílio também é feito de forma gradativa, de acordo com o mês de nascimento.
4: Quais são as condições para recebimento do auxílio Brasil
Para receber o auxílio Brasil, é necessário atender a algumas condições, como não ter renda superior a meio salário mínimo per capita e não ter recebido o auxílio emergencial em 2020. Também é preciso estar inscrito no Cadastro Único e ter o Cadastro de Pessoa Física (CPF) ativo. Além disso, o beneficiário não pode ter emprego formal ou ser titular de benefício previdenciário ou assistencial.
5: Como antecipar o pagamento do auxílio Brasil
É possível antecipar o pagamento do auxílio Brasil por meio do saque emergencial do FGTS. Para isso, é preciso ter conta ativa no FGTS e cump
O GLOBO