Voto em trânsito 2022 como fazer

Prazo para garantir voto em trânsito começa nesta segunda e vai até dia 18  de agosto

O voto em trânsito é uma opção disponibilizada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aqueles eleitores que, por algum motivo, não puderem estar presentes no seu município de votação no dia das eleições. Isso pode ocorrer, por exemplo, em caso de viagem a trabalho ou lazer.

Para realizar o voto em trânsito, é necessário seguir alguns passos:

  1. Verificar se é eleitor: para votar em trânsito, é preciso estar com o título de eleitor em dia e estar apto a votar nas eleições de 2022. Se você ainda não possui o título ou está inapto para votar, é necessário regularizar a sua situação junto ao cartório eleitoral do seu município.

  2. Solicitar o voto em trânsito: para fazer isso, é preciso preencher o formulário de solicitação de voto em trânsito disponibilizado pelo TSE e enviá-lo, juntamente com a cópia do título de eleitor e um documento de identificação, para o cartório eleitoral do município onde você estiver no dia da eleição. É importante fazer essa solicitação com antecedência, pois o prazo para o envio do formulário pode variar de acordo com o município.

  3. Comparecer ao local de votação: após a solicitação do voto em trânsito, você deverá comparecer ao local de votação indicado pelo cartório eleitoral do município onde estiver no dia da eleição. É importante levar um documento de identificação com foto e o título de eleitor.

  4. Votar: no local de votação, basta seguir as instruções dos mesários e votar normalmente. É importante lembrar que o voto em trânsito é apenas uma opção para aqueles eleitores que não puderem comparecer ao seu município de votação no dia das eleições. Se você puder votar no seu município de residência, é recomendável fazê-lo.

É importante lembrar que o voto é um direito e uma responsabilidade de todo cidadão brasileiro. Ao exercê-lo, você contribui para a escolha de representantes que irão tomar decisões importantes para o nosso país. Portanto, se você estiver fora do seu município de votação no dia das elei

Vai votar em trânsito nas eleições de 2022? Saiba como fazer pedido à  Justiça Eleitoral - Estadão

Estadão