O psiquiatra que deu nome à doença de Alzheimer
A doença de Alzheimer é uma condição neurodegenerativa que afeta a memória, o pensamento e o comportamento de uma pessoa. Ela é uma das principais causas de demência em idosos e pode ser devastadora para a pessoa afetada e sua família. A doença foi descoberta pelo psiquiatra alemão Alois Alzheimer em 1906, e é por isso que ela leva o seu nome.
O trabalho de Alois Alzheimer
Alois Alzheimer nasceu em Marktbreit, na Alemanha, em 1864. Ele estudou medicina na Universidade de Würzburg e depois se formou em 1888. Depois de trabalhar como médico em vários hospitais, ele se tornou professor assistente de psiquiatria em Würzburg em 1895. Em 1901, ele se mudou para a Universidade de Breslau, onde trabalhou como professor de psiquiatria.
Em 1906, Alzheimer foi chamado para examinar a paciente de 51 anos de idade, Auguste Deter, que estava sofrendo de sintomas de demência, incluindo perda de memória, confusão mental e alterações de comportamento. Durante o exame, ele notou anormalidades no cérebro da paciente, incluindo placas amilóides e
ShareAmerica