O que é leucocitose

Definição de leucocitose – Meu Dicionário

Leucocitose é um termo médico que se refere a um aumento no número de leucócitos, também conhecidos como glóbulos brancos, presentes no sangue. Estes glóbulos são células importantes do sistema imunológico, responsáveis por proteger o corpo contra infecções e doenças.

  1. O que são leucócitos?

Os leucócitos são células presentes no sangue e no tecido linfático, que atuam como parte do sistema de defesa do corpo. Existem diferentes tipos de leucócitos, cada um com uma função específica no combate a infecções e doenças. Alguns exemplos incluem neutrófilos, que são os principais responsáveis pela defesa contra bactérias, e linfócitos, que são importantes para a resposta imune do corpo.

  1. Quais são as causas de leucocitose?

Existem diversas causas que podem levar ao aumento dos leucócitos no sangue, incluindo infecções, doenças inflamatórias, reações alérgicas e uso de medicamentos. Em alguns casos, a leucocitose pode ser um sinal de que o corpo está lutando contra uma infecção ou doença, mas em outros casos pode ser um sintoma de uma doença mais grave.

  1. Como é feito o diagnóstico de leucocitose?

O diagnóstico de leucocitose é geralmente feito através de um exame de sangue, chamado de hemograma. Neste exame, é medido o número de leucócitos presentes no sangue, bem como outros componentes do sangue, como glóbulos vermelhos e plaquetas. Em caso de leucocitose, o médico pode solicitar exames adicionais para determinar a causa do aumento dos leucócitos.

  1. Quais são os tratamentos para leucocitose?

O tratamento para leucocitose depende da causa do aumento dos leucócitos. Se a leucocitose for causada por uma infecção, o tratamento pode incluir o uso de medicamentos antimicrobianos para combater a infecção. Se a leucocitose for causada por uma doença inflamatória ou alergia, o tratamento pode incluir medicamentos para controlar a inflamação ou alergia.

  1. Qual é a importância de detectar e tratar a leucocitose?

A leucocitose pode ser um sinal de que

Leucocitose - Leucemias Parte 2 - YouTube

YouTube