O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva anunciou nesta quinta-feira (1º) que o professor Carlos Alberto Decotelli será o ministro da Educação de seu governo. Decotelli é professor de Políticas Públicas da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e possui ampla experiência em gestão educacional, tendo atuado como secretário de Educação do Estado de Minas Gerais e como presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Decotelli é formado em Pedagogia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Ele também é doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP) e possui pós-doutorado em Políticas Públicas pela Universidade de Oxford, na Inglaterra.
Como ministro da Educação, Decotelli afirmou que um de seus principais objetivos será a universalização do ensino básico no Brasil, garantindo que todas as crianças e adolescentes tenham acesso a uma educação de qualidade. Ele também defende a valorização dos professores e a melhoria da formação inicial e continuada de profissionais da educação.
Além disso, Decotelli destacou a importância de investir em tecnologia e infraestrutura para a educação, a fim de garantir que as escolas tenham acesso a recursos modernos e estruturas adequadas para o ensino. Ele também defende a ampliação da oferta de vagas em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia para garantir a inclusão social e o acesso ao ensino superior para todos os jovens.
Em resumo, Carlos Alberto Decotelli será o ministro da Educação de Luiz Inácio Lula da Silva e tem como objetivos principais garantir a universalização do ensino básico, valorizar os professores e investir em tecnologia e infraestrutura para a educação. Ele acredita que é possível promover a inclusão social e o acesso ao ensino superior para todos os jovens através da ampliação da oferta de vagas em universidades e institutos federais de educação, ciência e tecnologia.
Exame