A Copa do Mundo de 1938 foi a terceira edição da competição de futebol mais importante do mundo, organizada pela Federação Internacional de Futebol Associado (FIFA). O evento foi realizado na França, de 4 a 19 de junho de 1938, e contou com a participação de 15 seleções nacionais.
A competição foi marcada por uma série de primeiras vezes, como a inclusão de seleções africanas (Egito e Tunísia) e asiáticas (Índia e Indonésia) e a presença de um árbitro internacional pela primeira vez (Ivan Eklind, da Suécia). Também foi a primeira vez em que a final foi transmitida ao vivo pela rádio.
A seleção da Itália foi a grande vencedora da Copa do Mundo de 1938, após vencer a Hungria por 4 a 2 na final, realizada no Stade Olympique de Colombes, em Paris. Foi a segunda vez que a Itália conquistava o título mundial, depois de ter vencido a primeira edição da competição, em 1934.
Outros destaques da Copa do Mundo de 1938 foram a presença de grandes jogadores, como Giuseppe Meazza, da Itália, e Ferenc Szusza, da Hungria, além da participação de seleções tradicionais, como Brasil, Argentina, Alemanha e Inglaterra.
Apesar de ter sido um evento de grande sucesso, a Copa do Mundo de 1938 ficou marcada pela presença do regime nazista na Alemanha e pela crescente tensão política e militar na Europa, o que acabou prejudicando a participação de algumas seleções e afetando a realização da competição.
Em resumo, a Copa do Mundo de 1938 foi um importante marco na história do futebol mundial, com a presença de seleções de vários continentes e a consagração da Itália como bicampeã mundial. No entanto, o evento também foi influenciado pelos acontecimentos políticos e militares da época, o que deixou uma marca indelével na história da competição.
Editora Dialética