Quais eram as classes sociais chamadas de estamentos no período do feudalismo

Quais eram as classes sociais, chamadas de estamentos, no período do  Feudalismo?

O feudalismo foi um sistema político, econômico e social que surgiu na Europa Ocidental durante a Idade Média e se caracterizou pelo domínio de um senhor feudal sobre um determinado território, tendo a obrigação de proteger seus vassalos em troca de serviços militares e tributos. Nesse sistema, as classes sociais eram divididas em estamentos, que eram categorias fixas e hierarquizadas de acordo com a posição social e o papel que cada um desempenhava na sociedade.

Os estamentos mais importantes no feudalismo eram:

  1. A nobreza: formada pelos senhores feudais, os cavaleiros e os membros da realeza. Eles possuíam grandes propriedades rurais, exerciam o poder político e eram responsáveis pelo comando das tropas em tempos de guerra.

  2. A Igreja: os membros do clero (bispos, padres, monges, etc.) formavam o segundo estamento mais importante. Eles eram responsáveis por manter a fé e o ensino da religião, além de possuírem grandes riquezas e poder político.

  3. O povo: o terceiro estamento era formado pelo povo comum, que incluía camponeses, artesãos e comerciantes. Eles eram os mais numerosos, mas também os mais pobres e sem poder político. Dependiam dos senhores feudais para a proteção e sobrevivência, mas eram obrigados a prestar serviços e tributos em troca.

  4. Os escravos: havia também uma categoria de escravos, que eram pessoas que haviam sido capturadas em guerras ou vendidas pelas próprias famílias. Eles não possuíam direitos e eram tratados como propriedade dos senhores feudais.

No feudalismo, as fronteiras entre os estamentos eram rígidas e pouco passíveis de mudança. No entanto, alguns indivíduos conseguiam ascender socialmente através de casamentos, doações de terras ou serviços prestados ao rei ou aos senhores feudais.

O feudalismo foi um sistema que durou por muitos séculos e teve um grande impacto na sociedade europeia da época. No entanto, ele começou a declinar com o surgimento das cidades e do comércio, bem como com a Reforma Protestantes e a Guerra dos Trinta Anos, que minaram a autoridade dos senhores feudais e levaram à fragmentação do sistema feudal.

UME PEDRO II ATIVIDADE 7 Componente Curricular : História Ano: 7º turmas:  A-B-C Período : 03 a 07/08 E-mail :edemir62@hotmai

www.santos.sp.gov.br