O alfabeto coreano, conhecido como hangeul, é um sistema de escrita criado no século XV na Coreia do Sul. Ele é composto por 14 consonantes e 10 vogais, totalizando 24 caracteres.
A origem do hangeul é controversa, mas a lenda mais aceita é a de que ele foi criado pelo rei Sejong, o Grande, em 1443. O rei Sejong queria um alfabeto que pudesse ser facilmente aprendido pelo povo, principalmente aqueles que não eram letrados. Ele também queria um alfabeto que fosse fiel ao som das palavras coreanas, ao contrário do alfabeto chinês, que era usado na época.
O hangeul é composto por 10 vogais e 14 consonantes, cada uma representada por um símbolo. As vogais são: ㅏ (a), ㅓ (eo), ㅗ (o), ㅜ (u), ㅡ (eu), ㅣ (i), ㅐ (ae), ㅔ (e), ㅚ (oe), ㅟ (wi). As consonantes são: ㄱ (g), ㄴ (n), ㄷ (d), ㄹ (r), ㅁ (m), ㅂ (b), ㅅ (s), ㅇ (ng), ㅈ (j), ㅊ (ch), ㅋ (k), ㅌ (t), ㅍ (p), ㅎ (h).
Os caracteres do hangeul são organizados em grupos chamados "sílabas", que são formadas por uma ou duas consonantes seguidas por uma vogal. Por exemplo, a palavra "casa" é escrita como 집 em coreano, que é composta pela sílaba ㅈ (j) + ㅣ (i) + ㅂ (b).
O hangeul é um alfabeto fácil de aprender e é considerado um dos mais simples e eficientes do mundo. Ele é utilizado tanto na Coreia do Sul quanto na Coreia do Norte e é um símbolo de orgulho nacional para os coreanos.
Apesar de ter sido criado há mais de 500 anos, o hangeul ainda é amplamente utilizado na Coreia e é considerado uma das principais fontes de orgulho dos coreanos. Ele é um alfabeto simples e eficiente, que permite a escrita precisa das palavras coreanas de forma fácil e rápida. Se você está interessado em aprender o idioma coreano, o hangeul é um bom lugar para começar.
Dreamstime