Quanto tempo demora para receber pensão por morte 2022

Pensão por morte: Veja como fica o calendário de 2022

A pensão por morte é um benefício pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) aos dependentes de trabalhadores que faleceram. Esse benefício tem como objetivo garantir um rendimento mensal para as pessoas que dependiam economicamente do trabalhador falecido.

O tempo que leva para receber a pensão por morte varia de acordo com diversos fatores. Em primeiro lugar, é necessário que o trabalhador falecido tenha contribuído para o INSS por, pelo menos, 18 meses antes de sua morte. Além disso, é preciso que os dependentes do trabalhador façam o requerimento da pensão o mais rápido possível após o falecimento.

O processo de solicitação da pensão por morte pode ser feito de forma presencial, na agência do INSS mais próxima, ou de forma online, através do site do INSS ou do aplicativo Meu INSS. É importante levar toda a documentação necessária, como certidão de óbito, documentos pessoais dos dependentes e comprovante de vínculo familiar.

Após a solicitação da pensão, o INSS tem um prazo de até 45 dias para analisar o pedido e emitir a resposta. Se o pedido for deferido, a pensão será paga a partir do mês seguinte ao da data de falecimento do trabalhador. Caso o pedido seja negado, os dependentes têm o direito de entrar com um recurso administrativo para tentar reverter a decisão.

Em resumo, o tempo que leva para receber a pensão por morte depende da rapidez com que os dependentes fazem o requerimento e da análise do INSS. É importante lembrar que o benefício é devido a partir do mês seguinte ao falecimento do trabalhador, desde que todos os requisitos sejam atendidos.

3 Erros que levam ao indeferimento da Pensão por Morte

Saberalei