Consulta malha fina 2022

IR 2022: como saber se você caiu na malha fina? Veja em 7 pontos

A consulta da malha fina é uma verificação realizada pelo Fisco para verificar se a declaração de Imposto de Renda de uma pessoa está de acordo com sua situação financeira e patrimonial. Isso significa que, ao realizar a consulta da malha fina, é possível saber se a pessoa declarou todos os seus bens, rendimentos e gastos de forma correta e completa.

A consulta da malha fina é realizada anualmente pelo Fisco, e os contribuintes que forem selecionados para essa verificação devem apresentar todos os documentos e informações solicitados pelo órgão fiscalizador.

Apesar de ser uma verificação obrigatória, a consulta da malha fina não é realizada em todos os contribuintes. A Receita Federal utiliza uma série de critérios para selecionar os contribuintes que serão submetidos a essa verificação, incluindo o volume de rendimentos e bens declarados, a existência de inconsistências na declaração e a existência de indícios de sonegação de impostos.

Os contribuintes que forem selecionados para a consulta da malha fina devem apresentar todos os documentos e informações solicitados pela Receita Federal, incluindo notas fiscais, recibos, contracheques e declarações de bens e investimentos. É importante que esses documentos estejam em dia e sejam apresentados de forma completa e correta, pois a falta ou a apresentação incorreta de documentos pode resultar em penalidades e multas para o contribuinte.

Em 2022, a consulta da malha fina será realizada com base nas declarações de Imposto de Renda de 2021. Os contribuintes que forem selecionados para a verificação devem ficar atentos aos prazos e orientações da Receita Federal para apresentar todos os documentos e informações solicitados.

É importante lembrar que a declaração de Imposto de Renda deve ser feita de forma correta e completa todos os anos, independentemente de ser ou não selecionado para a consulta da malha fina. Isso evita problemas com o Fisco e garante a tranquilidade do contribuinte.

IR: Receita abre na 2ª consulta ao lote da malha fina - 21/10/2022 -  Mercado - Folha

Folha - UOL