Revolução russa resumo 30 linhas

Revolução Russa de 1917 – Wikipédia, a enciclopédia livre

A Revolução Russa foi um conjunto de acontecimentos políticos e sociais que ocorreram na Rússia no final do século XIX e início do século XX, culminando com a queda da monarquia zarista e a instauração do regime comunista liderado por Lênin e Trotski.

O contexto em que a Revolução ocorreu foi marcado por uma série de fatores, como a Primeira Guerra Mundial, a crise econômica e o descontentamento popular com o regime zarista, que era considerado autoritário e desigual.

A Revolução teve início em 1917, com a Revolução de Fevereiro, que resultou na abdicação do czar Nicolau II e na instauração de um governo provisional liderado por Kerenski. No entanto, este governo não conseguiu resolver os problemas do país e, em Outubro do mesmo ano, os bolcheviques, liderados por Lênin, tomaram o poder em uma Revolução de Outubro.

A Revolução Russa foi um marco importante na história mundial, pois resultou na criação da primeira sociedade socialista do mundo e na formação da União Soviética, que se tornaria um poder global durante o século XX. No entanto, o regime comunista também foi marcado por violações dos direitos humanos e pelo uso do terror para manter o controle sobre a população.

Em resumo, a Revolução Russa foi um conjunto de mudanças políticas e sociais que ocorreram na Rússia no final do século XIX e início do século XX, resultando na queda da monarquia zarista e na instauração do regime comunista liderado por Lênin e Trotski. Esta revolução teve um impacto duradouro na história mundial e na formação da União Soviética.

Resumo História geral - Antecedentes da revolução russa - História

Passei Direto