Tabela de carencia inss

Auxílio-Doença 2022: o que é, como funciona e quem tem direito?

O que é a tabela de carência do INSS e como ela funciona

1: O que é a tabela de carência do INSS A tabela de carência do INSS é um documento que estabelece o período de tempo que um trabalhador precisa ter trabalhado para ter direito a receber determinados benefícios previdenciários, como auxílio-doença, aposentadoria por idade ou por tempo de contribuição, entre outros. Essa tabela é criada pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que é o órgão responsável por administrar o sistema de seguridade social no Brasil.

2: Quais são os critérios de carência para os benefícios previdenciários Para ter direito aos benefícios previdenciários, é preciso cumprir determinados critérios de carência, que variam de acordo com o tipo de benefício solicitado. Alguns dos critérios mais comuns são:

  • Auxílio-doença: para ter direito ao auxílio-doença, é preciso ter pelo menos 12 meses de contribuição nos últimos 18 meses antes da data de início da doença.

  • Aposentadoria por idade: para se aposentar por idade, é preciso ter pelo menos 15 anos de contribuição e ter atingido a idade mínima exigida, que é de 65 anos para os homens e 62 anos para as mulheres.

  • Aposentadoria por tempo de contribuição: para se aposentar por tempo de contribuição, é preciso ter pelo menos 30 anos de contribuição para os homens e 25 anos para as mulheres.

3: Como consultar a tabela de carência do INSS A tabela de carência do INSS pode ser consultada no site do INSS ou em um posto de atendimento da Previdência Social. Além disso, é possível obter informações sobre a tabela de carência e os critérios de elegibilidade para os benefícios previdenciários através do aplicativo Meu INSS, que está disponível para download gratuito nas lojas de aplicativos para dispositivos móveis.

4: Como a tabela de carência pode ser afetada por mudanças nas leis previdenciárias As leis previdenciárias no Brasil são frequentemente alteradas, o que pode afetar a tabela de carência do INSS e os critérios de elegibilidade para os benefícios previdenciários. Por exemplo,

INSS Contribuinte Individual 2023: Tabela, Novo Valor e Como Contribuir

Tabela INSS 2023