Porque a sensação térmica é diferente da temperatura real

Cidade do Rio tem sensação térmica de 50,8°C, novo recorde deste verão

A sensação térmica é a percepção subjetiva da temperatura do ar pelo nosso corpo. Ela pode ser diferente da temperatura real por diversos fatores, tais como:

  1. Velocidade do vento: Quanto mais rápido o vento sopra, mais fresco nos sentimos, mesmo que a temperatura do ar não tenha mudado. Isso acontece porque o vento ajuda a dissipar o calor do nosso corpo e a refrescar a nossa pele.

  2. Umidade do ar: Quanto mais úmido o ar estiver, mais difícil será para o nosso corpo dissipar o calor e mais quente nos sentiremos. Isso acontece porque a água absorve calor mais facilmente do que o ar seco.

  3. Radiação solar: A radiação solar também pode afetar a nossa sensação térmica. Se estivermos expostos ao sol diretamente, nos sentiremos mais quentes do que se estivéssemos na sombra ou em um lugar com menos luz solar.

  4. Vestimenta: A roupa que usamos também pode afetar a nossa sensação térmica. Roupas mais grossas e quentes nos farão sentir mais quentes, enquanto roupas mais leves e frescas nos farão sentir mais frescos.

Em resumo, a sensação térmica é diferente da temperatura real porque leva em conta vários fatores que podem afetar a forma como o nosso corpo percebe a temperatura do ar. Por isso, a temperatura medida por um termômetro pode ser diferente da sensação térmica que temos.

Entenda o que é sensação térmica, que vem baixando pelo país nos últimos  dias

CNN Brasil