Para que serve o ácido fólico

Ácido fólico na gravidez e os alimentos que o contêm | O Meu Bebé

O ácido fólico, também conhecido como vitamina B9, é uma vitamina solúvel em água que é importante para o corpo humano em muitas capacidades. Ele é encontrado naturalmente em alimentos como feijão, lentilhas, verduras de folhas verdes, frutas cítricas e cereais fortificados. Também pode ser tomado como suplemento em forma de comprimidos ou como parte de um multivitamínico.

Mas qual é a função do ácido fólico no corpo? Aqui estão algumas das principais maneiras pelas quais ele é importante:

  1. Produção de células vermelhas do sangue: O ácido fólico é importante para a produção de células vermelhas do sangue, que são responsáveis por transportar oxigênio pelo corpo. Quando o corpo não tem suficiente ácido fólico, pode desenvolver anemia, uma condição em que há uma quantidade insuficiente de células vermelhas do sangue.

  2. Síntese de DNA: O ácido fólico é necessário para a síntese de DNA, o material genético que contém as instruções para o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos. É por isso que é importante ter um suprimento adequado de ácido fólico durante a gravidez, pois o feto está constantemente produzindo novas células e precisa de ácido fólico para isso.

  3. Metabolismo de aminoácidos: O ácido fólico também é necessário para o metabolismo de aminoácidos, que são os blocos de construção das proteínas. Ele ajuda a converter aminoácidos em energia e a produzir novas proteínas.

  4. Função cerebral: O ácido fólico também pode ter efeitos positivos na função cerebral. Alguns estudos sugerem que pode ajudar a diminuir o risco de demência e outras doenças neurológicas.

Comprar Mio Inositol 2G Ácido Fólico 200Mcg Sem Sabor 30

Drogaria Minas-Brasil