Cesar cielo tempo 50m pequim 2008

Fratus leva bronze nos 50m livre em prova com quebra de recorde olímpico de  Cielo

O nadador César Cielo foi um dos destaques da natação brasileira nas Olimpíadas de Pequim 2008. Na piscina do Centro Aquático Nacional, ele conquistou a medalha de ouro nos 50 metros livres, estabelecendo um novo recorde mundial com o tempo de 21s30.

Cielo nasceu em 1987 na cidade de Uberlândia, no interior de Minas Gerais. Desde cedo, mostrou talento para a natação e, aos 15 anos, foi convocado para a seleção brasileira de base. Em 2004, ele disputou sua primeira Olimpíada, em Atenas, mas não conseguiu subir ao pódio.

Quatro anos depois, em Pequim, Cielo estava mais experiente e determinado a conquistar o ouro. Na final dos 50 metros livres, ele enfrentou forte concorrência de nadadores como Alain Bernard, da França, e Eamon Sullivan, da Austrália. No entanto, Cielo não se deixou intimidar e nadou com confiança, ultrapassando os adversários na reta final e cruzando a linha de chegada em primeiro lugar.

Sua vitória foi ainda mais especial porque ele estabeleceu um novo recorde mundial, com o tempo de 21s30. Esse recorde só foi quebrado em 2009, por Bernard, mas Cielo conseguiu recuperá-lo em 2010 e se tornou o primeiro nadador a quebrar a barreira dos 21 segundos nos 50 metros livres.

Além da medalha de ouro em Pequim, Cielo também foi campeão mundial em 2009 e 2011 e venceu várias outras competições internacionais. Ele se aposentou da natação em 2018, mas deixou um legado inesquecível na história do esporte brasileiro.

César Cielo faz a melhor marca do ano nos 50m livre com o tempo de 21seg38  | GZH

GZH