De que maneira a união soviética ampliou sua área de influência no pós-guerra

Como a economia mundial sente os efeitos do ataque de Putin à Ucrânia | VEJA

A União Soviética, liderada pelo líder comunista Joseph Stalin, foi um dos principais vencedores da Segunda Guerra Mundial, tendo contribuído significativamente para a derrota do Eixo (Alemanha, Itália e Japão). Com o fim da guerra, a União Soviética passou a ter uma grande área de influência na Europa Oriental, onde estabeleceu regimes comunistas em diversos países.

Um dos primeiros países a ser influenciado pela União Soviética foi a Polônia, que havia sido invadida pelos alemães durante a guerra. Após a libertação da Polônia pelas tropas soviéticas, os comunistas poloneses foram colocados no poder e um regime comunista foi estabelecido. Outros países da Europa Oriental, como Hungria, Tchecoslováquia, Bulgária e Romênia, também viram regimes comunistas serem estabelecidos após a guerra, com o apoio da União Soviética.

Além da Europa Oriental, a União Soviética também ampliou sua área de influência na Europa Central, onde estabeleceu regimes comunistas na Alemanha Oriental e na Checoslováquia. Esses regimes foram estabelecidos com o objetivo de prevenir a ascensão do nazismo e outros movimentos extremistas, mas acabaram levando a ditaduras comunistas que duraram por décadas.

Outra área onde a União Soviética ampliou sua influência foi na Ásia, onde apoiou regimes comunistas em países como a China, a Coreia do Norte e o Vietnã. A China, que havia sido invadida pelos japoneses durante a guerra, foi libertada pelas tropas soviéticas e viu o Partido Comunista Chinês assumir o poder. A Coreia do Norte também foi libertada pelas tropas soviéticas e viu o regime comunista ser estabelecido no país. O Vietnã, que havia sido colonizado pelos franceses, também viu o Partido Comunista Vietnamita assumir o poder após a guerra, com o apoio da União Soviética.

Em resumo, a União Soviética ampliou significativamente sua área de influência no pós-guerra, estabelecendo regimes comunistas em diversos países da Europa Oriental, Europa Central e Ásia. Isso permitiu que a União Soviética se tornasse uma das superpotências mundiais e liderasse o bloco comunista durante a Guerra Fria. No entanto, esses regimes comunistas também foram responsáveis

Guerra Fria - 9º ANO .pdf

Slideshare