O segundo turno das eleições presidenciais no Brasil está marcado para o próximo domingo, 28 de outubro, e os dois candidatos que disputarão o cargo são Jair Bolsonaro, do Partido Social Liberal (PSL), e Fernando Haddad, do Partido dos Trabalhadores (PT).
Quem é Jair Bolsonaro? Jair Bolsonaro é um militar aposentado e político brasileiro que atualmente é o presidente do Brasil. Ele é conhecido por suas posições conservadoras e por ter sido um defensor da ditadura militar no país. Bolsonaro é considerado um candidato de extrema direita e tem sido alvo de críticas por suas declarações polêmicas e por sua postura desrespeitosa em relação às mulheres, à comunidade LGBTQ+ e aos indígenas.
Quem é Fernando Haddad? Fernando Haddad é um advogado e professor universitário que foi prefeito de São Paulo entre 2013 e 2017. Ele é o candidato do PT nas eleições presidenciais de 2018 e tem se posicionado como um candidato de esquerda, defendendo políticas públicas que visam a redução das desigualdades sociais e a preservação do meio ambiente. Haddad é considerado um candidato moderado, mas tem sido alvo de críticas por sua ligação com o governo do ex-presidente Lula e pelas denúncias de corrupção envolvendo o PT.
Qual a situação atual das pesquisas? De acordo com as últimas pesquisas eleitorais, Jair Bolsonaro lidera nas intenções de voto, mas a diferença entre ele e Haddad é relativamente pequena. Alguns analistas políticos acreditam que a disputa pode ser bastante acirrada no segundo turno, pois há uma parcela significativa de eleitores que ainda não decidiram em quem votar.
Qual a posição dos outros candidatos? Nas eleições presidenciais de 2018, houve 13 candidatos ao cargo. Alguns deles apoiaram explicitamente um dos dois candidatos que disputarão o segundo turno, enquanto outros se recusaram a fazê-lo. O candidato do Partido Novo, João Amoêdo, por exemplo, declarou que não apoiará nem Bolsonaro nem Haddad e incentivou os eleitores a anular ou votar em branco. Já o candidato do Partido Verde, Alvaro Dias, declarou seu apoio a Haddad.
Qual será o resultado das eleições? É dif
Diário do Povo Online