Atividade encontro consonantal 3 ano

ALFABETIZAÇÃO: ENCONTRO CONSONANTAL (L/R)

Atividade de encontro consonantal para alunos do 3º ano

O encontro consonantal é uma atividade que visa o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento de sons e letras, fundamentais para a aprendizagem da leitura e da escrita. Além disso, essa atividade também contribui para o aprimoramento da memória e da atenção dos alunos.

Para realizar o encontro consonantal, basta seguir os seguintes passos:

  1. Escolha um conjunto de letras, por exemplo, as consonantes b, c, d, f, g, h, j, k, l, m, n, p, q, r, s, t, v, w, x, y, z.

  2. Distribua essas letras de forma aleatória em um quadro ou em um cartão para cada aluno.

  3. Peça para que os alunos procurem a letra correspondente ao som que você estiver fazendo. Por exemplo, se você fizer o som da letra "b", os alunos devem procurar a letra "b" e levantar o cartão ou quadro com a letra correspondente.

  4. Repita o processo com outras letras, sempre fazendo o som correspondente e pedindo para que os alunos encontrem a letra correspondente.

  5. Você também pode variar a atividade, solicitando que os alunos formem palavras com as letras que têm em suas mãos ou solicitando que eles escrevam as palavras que você estiver ditando.

Essa atividade é muito simples e pode ser realizada em qualquer ambiente, seja em sala de aula ou em casa. Ela é muito eficaz para o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento de sons e letras e também é muito divertida para os alunos. Além disso, ela pode ser adaptada para diferentes níveis de dificuldade, permitindo que ela seja utilizada com alunos de diferentes faixas etárias.

Em resumo, o encontro consonantal é uma atividade muito útil e divertida para o desenvolvimento da habilidade de reconhecimento de sons e letras e também para o aprimoramento da memória e da atenção dos alunos. Experimente realizar essa atividade com os alunos do 3º ano e veja os resultados positivos que ela pode proporcionar.

Atividades Educativas

Atividades Educativas