O Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um tributo cobrado anualmente pelo governo estadual em todo o Brasil. No estado de Minas Gerais, o IPVA é responsável por arrecadar recursos para a manutenção e melhoria de vias e serviços públicos.
A base de cálculo do IPVA em Minas Gerais é o valor venal do veículo, ou seja, o preço de mercado estimado pelo Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN-MG). O valor venal é determinado com base em tabelas oficiais e leva em consideração fatores como o ano de fabricação, modelo e condição do veículo.
Para calcular o valor do IPVA em Minas Gerais, basta multiplicar o valor venal do veículo pelo percentual de alíquota estabelecido pelo governo. Em 2021, a alíquota para veículos leves (automóveis, motocicletas e similares) foi de 3,5%, enquanto para veículos pesados (ônibus, caminhões e similares) foi de 4%.
O IPVA em Minas Gerais pode ser pago em cota única com desconto de 10% ou em até três parcelas sem juros. O prazo para pagamento do IPVA varia de acordo com o final da placa do veículo. Por exemplo, para veículos com placa final 1 ou 2, o prazo para pagamento é até fevereiro, enquanto para veículos com placa final 3 ou 4, o prazo é até março.
Existem algumas situações em que é possível isentar o pagamento do IPVA em Minas Gerais. Entre elas estão veículos adaptados para pessoas com deficiência, veículos utilizados em missões diplomáticas e veículos de coleção.
Para imprimir o boleto do IPVA em Minas Gerais, basta acessar o site do DETRAN-MG e informar o número do Renavam (Registro Nacional de Veículos Automotores) do veículo. Também é possível consultar o valor do IPVA e emitir o boleto pelo aplicativo "Meu DETRAN-MG", disponível para Android e iOS.
Em caso de dúvidas sobre o IPVA em Minas Gerais, é possível entrar em contato com o DETRAN-MG pelo telefone 0800 031 0100 ou pelo chat online disponível no site do órgão. É importante lembrar que o não pagamento do IPVA em dia pode resultar em mult
Blog MixAuto