Como você defenderia a teoria de que vírus são seres vivos e a posição contrária

Taíse Lunelli (taise_lunelli) - Profile | Pinterest

A teoria de que vírus são seres vivos é um assunto que tem sido debatido há muito tempo na comunidade científica. Enquanto alguns argumentam que os vírus possuem todas as características de seres vivos, outros argumentam que eles não possuem as características essenciais de seres vivos e, portanto, não devem ser considerados como tal.

Para começar, vamos considerar o que é necessário para que algo seja considerado um ser vivo. De acordo com a teoria celular, um ser vivo deve possuir as seguintes características:

  1. Células: Todos os seres vivos são formados por células, que são as unidades básicas da vida. As células são responsáveis por realizar as funções vitais do organismo, como reprodução, respiração e digestão.

  2. Metabolismo: Todos os seres vivos têm um metabolismo, ou seja, eles convertem nutrientes em energia para realizar as suas funções vitais.

  3. Reprodução: Todos os seres vivos têm a capacidade de se reproduzir, o que permite que as espécies continuem existindo.

  4. Homeostase: Todos os seres vivos têm a capacidade de manter o seu ambiente interno estável, mesmo quando há mudanças no ambiente externo.

Agora, vamos considerar como os vírus se enquadram nestas características. Em primeiro lugar, os vírus não possuem células propriamente ditas. Em vez disso, eles são compostos por um núcleo de material genético, que pode ser DNA ou RNA, envoltos por uma capa protéica. Isso significa que eles não podem realizar as funções vitais de um ser vivo de maneira independente, como reprodução, respiração e digestão.

Em segundo lugar, os vírus têm um metabolismo muito limitado. Eles não possuem as enzimas necessárias para converter nutrientes em energia, e, portanto, precisam invadir células hospedeiras para obter os nutrientes de que precisam. Isso significa que eles são completamente dependentes das células hospedeiras para sobreviver.

Em terceiro lugar, os vírus têm a capacidade de se reproduzir, mas eles precisam invadir células hospedeiras para fazer isso. Eles não possuem a capacidade de se reproduzir de forma independente, como outros seres vivos.

Por último, os v

Vírus são seres vivos ou não vivos? - PrePara ENEM

PrePara Enem