Estrela binária é um sistema estelar formado por duas estrelas orbitando em torno de um ponto de equilíbrio comum, chamado de centro de massa. Esse tipo de sistema é bastante comum na Via Lactea e pode ser encontrado em diferentes configurações, como estrelas de massas semelhantes ou diferentes, estrelas muito próximas ou distantes umas das outras e estrelas com órbitas elípticas ou circulares.
- Formação de estrelas binárias
As estrelas binárias podem se formar de diversas maneiras. Uma delas é a partir da fragmentação de uma nuvem molecular durante o processo de formação de estrelas. Neste caso, a nuvem é dividida em duas partes que se condensam e formam duas estrelas independentes, mas que continuam ligadas pela gravidade. Outra possibilidade é a captura gravitacional de uma estrela por outra já existente, formando assim um sistema binário.
- Tipos de estrelas binárias
Existem diversos tipos de estrelas binárias, de acordo com a massa e a distância entre as duas estrelas. As estrelas binárias mais comuns são as estrelas de massas semelhantes, que possuem massas muito próximas uma da outra e órbitas mais largas. Já as estrelas binárias de massas diferentes são formadas por uma estrela mais massiva e uma estrela menos massiva, com órbitas mais estreitas. Além disso, há também as estrelas binárias muito próximas, que são formadas por duas estrelas com pouca distância entre si e órbitas elípticas, e as estrelas binárias muito distantes, que são formadas por duas estrelas com grande distância entre si e órbitas circulares.
- Interação entre as estrelas
As estrelas binárias interagem entre si de diversas maneiras, dependendo da sua configuração. Em alguns casos, as estrelas podem trocar material entre si através de uma ponta gravitacional, formando um disco de acréscimo em torno da estrela mais massiva. Esse material pode ser posteriormente transformado em planetas, como é o caso das estrelas binárias chamadas de "planetárias". Em outros casos, as estrelas podem ter uma interação mais violenta, como no caso das estrelas binárias chamadas de "enana br
www.ccvalg.pt