Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina

Uma célula com 8 cromossomos sofre meiose e origina: A) 2 células com 4  cromossomos; B) 2 células - Brainly.com.br

duas células-filhas com 4 cromossomos cada.

A meiose é um processo de divisão celular que ocorre em células germinativas, como os espermatozoides e os óvulos, e que tem como principal objetivo produzir células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe. Isso é importante para que o número de cromossomos seja mantido constante de uma geração para outra e para que haja uma recombinação genética saudável na descendência.

Imagine uma célula com 8 cromossomos, por exemplo, que se divide por meiose. Nesse caso, a célula-mãe irá passar por duas etapas de divisão celular: a primeira é a divisão meiótica I, que é caracterizada pelo fenômeno da redução da carga genética, ou seja, pelo fato de que a célula-mãe vai reduzir o número de cromossomos para metade. Isso ocorre através do processo de sinapse, em que os cromossomos homólogos, ou seja, os cromossomos que possuem o mesmo conjunto de genes, se aproximam e se unem formando um par de cromossomos irmãos.

Na sequência, a célula-mãe passa pela divisão meiótica II, que é caracterizada pela separação dos cromossomos irmãos, formando assim duas células-filhas, cada uma com 4 cromossomos. Esse processo é conhecido como cissiparidade, e é responsável por gerar as células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe.

É importante destacar que a meiose é um processo muito preciso e que envolve diversos mecanismos de regulação, como a atuação de proteínas específicas e a atuação de enzimas que controlam a síntese de proteínas durante a divisão celular. Além disso, a meiose é fundamental para a produção de células reprodutivas, como os espermatozoides e os óvulos, e para a produção de células imunes, como os linfócitos T e os linfócitos B.

Em resumo, a meiose é um processo de divisão celular que permite a produção de células-filhas com metade do número de cromossomos da célula-mãe e é fundamental para a manutenção do número de cromossomos e para a recombinação genética saudável na descendência. No

Fases da meiose (artigo) | Meiose | Khan Academy

Khan Academy