Quantas são as bem aventuranças

Como Viver as Bem-Aventuranças HOJE? | Jesus e a Bíblia

As bem-aventuranças são um conjunto de oito ensinamentos ou virtudes que, segundo a tradição cristã, foram apresentados por Jesus Cristo aos seus seguidores durante o Sermão do Monte, conforme registrado no Evangelho de Mateus. Essas virtudes são consideradas pelos cristãos como uma forma de viver a vida de acordo com os ensinamentos de Jesus e alcançar a salvação eterna.

As bem-aventuranças são apresentadas na Bíblia da seguinte maneira:

"Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão saciados. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os puros de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus." (Mateus 5:3-10)

Essas oito virtudes ou ensinamentos são interpretados de diversas maneiras pelos cristãos ao longo da história, mas geralmente são entendidos como sendo: pobreza espiritual, mansidão, tristeza, desejo de justiça, misericórdia, pureza de coração, paz e perseguição por causa da justiça. Cada uma dessas virtudes é considerada importante para a vida cristã e para a relação com Deus e com os outros.

Alguns cristãos interpretam as bem-aventuranças como sendo uma espécie de "cartilha" para a vida cristã, enquanto outros as veem como um conjunto de objetivos a serem alcançados em nossa jornada espiritual. Independentemente da interpretação dada, é inegável que as bem-aventuranças são um importante ensinamento bíblico e um guia valioso para aqueles que buscam viver uma vida cristã autêntica e significativa.

7.º ano – Festa das Bem Aventuranças – Ref. 655 – Paramentaria São Lourenço

Paramentaria São Lourenço