Emitir das mei 2022

Como emitir a DAS do MEI [Boleto de contribuição mensal] – Finanças –  Tecnoblog

O Microempreendedor Individual (MEI) é um tipo de empresa que foi criada para facilitar a vida de pequenos empreendedores que desejam formalizar suas atividades e ter acesso a benefícios como aposentadoria e auxílio-doença. Para se tornar um MEI, é preciso seguir alguns procedimentos e cumprir alguns requisitos estabelecidos pelo governo.

A partir de 2022, o processo de emissão do Documento de Arrecadação Simplificado (DAS) para MEIs será simplificado. Atualmente, o DAS é um documento que precisa ser pago mensalmente pelos MEIs e é usado para recolher os impostos e contribuições sociais devidos pelo empreendedor.

A partir de 2022, o DAS poderá ser emitido de forma automática pelo sistema da Receita Federal, sem a necessidade de que o MEI tenha que fazer o processo manualmente. Isso deve facilitar a vida dos empreendedores e evitar erros na emissão do documento.

Outra mudança importante para os MEIs em 2022 é a possibilidade de optar por pagar o DAS de forma trimestral, em vez de mensalmente. Isso pode ser uma opção interessante para aqueles que têm dificuldades em pagar o DAS mensalmente ou que desejam ter mais flexibilidade na gestão financeira de sua empresa.

Para poder optar por pagar o DAS trimestralmente, é preciso atender a alguns requisitos, como não ter pendências financeiras com o governo e ter faturamento anual de até R$ 81 mil.

Além dessas mudanças, os MEIs também poderão contar com a opção de aderir ao Regime Especial de Tributação (RET), que permite que o empreendedor pague uma alíquota fixa mensal em vez de pagar impostos de acordo com o faturamento.

Em resumo, a partir de 2022 os MEIs poderão contar com novas opções de pagamento do DAS, além de ter a possibilidade de aderir ao RET. Tudo isso deve tornar o processo de formalização e gestão da empresa mais simples e ágil para os pequenos empreendedores.

DAS MEI 2022 → Declaração, Valor, Consulta e Certificado (PGMEI)

Imposto de Renda 2022