O Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol Feminino é um torneio de futebol feminino disputado a cada dois anos pelas seleções sub-20 das 10 associações membros da Conmebol. O torneio é realizado para determinar a seleção campeã da América do Sul e também serve como qualificação para o Campeonato do Mundo da FIFA Sub-20 de Futebol Feminino.
A primeira edição do Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol Feminino foi realizada em 2004, com a vitória da Argentina sobre o Brasil na final. Desde então, o Brasil é o maior vencedor do torneio, com cinco títulos, seguido pela Argentina, que possui três títulos. O Chile é o único outro país a ter vencido o torneio, fazendo isso em 2012.
O último Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol Feminino foi realizado em 2020, com a vitória do Brasil sobre a Argentina na final. O Brasil se classificou para o Campeonato do Mundo da FIFA Sub-20 de Futebol Feminino, que foi realizado em 2022 e terminou com a vitória dos Estados Unidos sobre a Alemanha na final.
Além de determinar a seleção campeã da América do Sul, o Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol Feminino também é importante porque serve como uma plataforma para as jovens jogadoras mostrarem seus talentos e chamar a atenção de clubes profissionais e seleções nacionais. Muitas jogadoras que se destacam no torneio acabam sendo convocadas para as seleções nacionais adultas e também recebem ofertas de clubes profissionais.
O próximo Campeonato Sul-Americano Sub-20 de Futebol Feminino está programado para 2024, e as seleções da região estão se preparando para o torneio. Será interessante ver quem sairá vencedor e quais jogadoras se destacarão durante o torneio.
Globo Esporte