Pt é um partido comunista

PT: HISTÓRIA E IDEOLOGIA POLÍTICA | OS PARTIDOS POLÍTICOS DO BRASIL 5 -  YouTube

O Partido Comunista Português (PCP) é um partido político português fundado em 1921, que se inspira nos valores e ideias do marxismo-leninismo. Desde a sua criação, o PCP tem sido um ator importante na política portuguesa, tendo participado em vários governos e contribuído para a construção de um sistema democrático e de direitos sociais em Portugal.

O PCP é um partido que defende a luta pela emancipação dos trabalhadores e pelo socialismo, entendendo que é preciso lutar contra a exploração e opressão dos trabalhadores pelo capitalismo. Para o PCP, o socialismo é uma forma de organização social mais justa e solidária, que permite a plena realização da democracia e dos direitos humanos, e que garante a participação efectiva dos trabalhadores na gestão dos recursos e da produção.

O PCP tem uma longa história de luta e resistência a regimes totalitários e ditatoriais, tendo sido um dos principais actores na luta contra o fascismo durante a Segunda Guerra Mundial e contra o regime salazarista durante o período do Estado Novo. Foi também um dos principais partidos na luta pela democratização do país e pela instauração de um regime democrático após o fim do regime salazarista, em 1974.

O PCP tem também uma forte presença nos movimentos sindicais e populares, e tem defendido a defesa dos direitos dos trabalhadores e a luta pela melhoria das condições de vida dos mais pobres e vulneráveis. O partido tem também defendido a protecção do ambiente e a luta contra a degradação do meio ambiente, entendendo que é preciso preservar o planeta para as gerações futuras.

Em resumo, o Partido Comunista Português é um partido que defende a luta pelo socialismo e pelos direitos dos trabalhadores, pela democracia e pelos direitos humanos, pela justiça social e pelo ambiente. É um partido que tem uma longa história de luta e resistência a regimes totalitários e que tem contribuído para a construção de um sistema democrático e de direitos sociais em Portugal.

Eleiçôes no Brasil: Procura-se um comunista, desesperadamente | Opinião |  EL PAÍS Brasil

El País