Sinusite causa sangramento no nariz

Sangramento nasal (epistaxe): causas e tratamento | MD.Saúde

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais, que são cavidades localizadas no interior dos ossos da face e que estão presentes em todas as pessoas. Ela pode ser aguda ou crônica e pode ter diversas causas, como infecções bacterianas ou virais, alérgicas ou até mesmo obstruções nas vias respiratórias superiores.

Uma das possíveis complicações da sinusite é o sangramento do nariz, que pode ocorrer devido à irritação ou inflamação das paredes dos seios nasais. Esses seios são revestidos por uma fina camada de tecido mucoso, que pode ficar danificada com o processo inflamatório, levando à formação de pequenas feridas e consequentemente, ao sangramento.

Além disso, a sinusite pode causar pressão e dor na face, obstrução nasal, secreção nasal purulenta, dor de cabeça, cansaço e até mesmo febre. Em casos mais graves, pode haver dificuldade para respirar e ocorrer a formação de abscessos ou coleções de pus nos seios nasais.

Para tratar a sinusite e evitar o sangramento nasal, é importante procurar um médico otorrinolaringologista ou clínico geral, que poderá avaliar a causa da inflamação e indicar o tratamento mais adequado. O tratamento pode incluir o uso de medicamentos, como anti-inflamatórios, analgésicos e antibióticos, e também pode ser necessário realizar procedimentos como a limpeza dos seios nasais ou a drenagem da secreção acumulada.

Em casos mais graves, pode ser indicada a cirurgia para corrigir obstruções nasais ou remover tecidos danificados. É importante lembrar que a sinusite não deve ser ignorada, pois pode levar a complicações mais graves se não for tratada adequadamente. Portanto, é fundamental procurar um médico sempre que os sintomas persistirem ou forem intensos.

Para prevenir a sinusite e o sangramento nasal, é importante manter a higiene nasal, evitar o contato com pessoas com infecções respiratórias, não fumar e manter o ambiente sempre limpo e ventilado. Além disso, é importante tratar de forma adequada qualquer doença respiratória, como rinite ou bronquite, para evitar que ela evolua para a sinusite.

Possíveis causas do sangramento no nariz

New Saúde Leader