Que visão sobre a independência do brasil a obra quer transmitir justifique

PDF) O Projeto Educativo para o Ensino Superior no Brasil e o  aprofundamento dos ataques às Instituições Públicas de Ensino Superior |  Allan Kenji Seki and Amália Catharina Santos Cruz - Academia.edu

A independência do Brasil é um acontecimento histórico importante para o país e para a sua formação como nação. A obra que trata deste tema pode transmitir uma visão de diversas maneiras, dependendo da perspectiva adotada pelo autor ou pelo narrador.

Uma possível visão é a de que a independência do Brasil foi um acontecimento heroico, marcado por lutas e sacrifícios. Nesta perspectiva, os personagens principais da história são os líderes da independência, como Dom Pedro I e José Bonifácio de Andrada e Silva, que lutaram pelo fim da dominação portuguesa e pela criação de um país livre e soberano.

Outra visão possível é a de que a independência do Brasil foi um processo complexo, que envolveu muitas negociações e acordos. Nesta perspectiva, os personagens principais são os diplomatas e negociadores que trabalharam para chegar a um acordo com os portugueses, como José da Silva Lisboa, conhecido como Visconde de Cairu, e Diogo Antônio Feijó.

Uma terceira visão é a de que a independência do Brasil foi um acontecimento que beneficiou principalmente a elite branca e abastada, enquanto os negros e os indígenas continuaram sendo oprimidos e excluídos da sociedade. Nesta perspectiva, os personagens principais são os grupos sociais que lutaram por sua liberdade e igualdade, como os quilombolas e os índios.

Independentemente da visão adotada, é importante lembrar que a independência do Brasil foi um momento decisivo na história do país e que deve ser compreendida em toda sua complexidade. É preciso levar em conta as diferentes perspectivas e considerar as contradições e os conflitos que marcaram este período da história para compreender de maneira mais ampla e profunda o processo de independência do Brasil.

Que visão sobre a independência do Brasil a obra quer transmitir? Justifique.  A obra se chama

Brainly