A negação de “hoje é segunda-feira e amanhã não choverá” é...

A frase dentro destas aspas é uma mentira. É uma sentença aberta. Nada  podemos afirmar, não conhecemos o conteúdo da frase. Não é uma proposição.  - PDF Download grátis

A negação de "hoje é segunda-feira e amanhã não choverá" é "hoje não é segunda-feira ou amanhã chove".

Para negar uma frase que contém duas afirmações ligadas por "e", podemos usar a palavra "ou" e negar cada uma das afirmações individualmente. Por exemplo, se quisermos negar a afirmação "hoje é segunda-feira", basta dizer "hoje não é segunda-feira". Se quisermos negar a afirmação "amanhã não choverá", basta dizer "amanhã chove".

Quando usamos a palavra "ou" para ligar duas afirmações negadas, estamos dizendo que pelo menos uma das afirmações é verdadeira. Por exemplo, se dizemos "hoje não é segunda-feira ou amanhã chove", estamos dizendo que pelo menos uma das duas afirmações é verdadeira. Isso pode ser traduzido como: "hoje não é segunda-feira e amanhã chove", ou "hoje é segunda-feira e amanhã chove", ou ainda "hoje não é segunda-feira e amanhã não choverá".

É importante notar que, quando negamos uma frase que contém duas afirmações ligadas por "e", estamos negando a ideia de que as duas afirmações são verdadeiras ao mesmo tempo. Por exemplo, se dizemos "hoje é segunda-feira e amanhã não choverá", estamos dizendo que ambas as afirmações são verdadeiras. Se negarmos essa frase, estaremos dizendo que pelo menos uma das afirmações não é verdadeira.

Em resumo, a negação de "hoje é segunda-feira e amanhã não choverá" é "hoje não é segunda-feira ou amanhã chove", o que significa que pelo menos uma das duas afirmações não é verdadeira.

⚽ SÉRIE B TABELA DE CLASSIFICAÇÃO | 20ª RODADA 25-07-2022

Professor Janildo Arantes