Um átomo possui 19 prótons 20 nêutrons e 19 elétrons

Cálculo das partículas atômicas - Mundo Educação

Um átomo é a menor partícula de uma substância química que possui as mesmas propriedades da substância. Ele é composto por três tipos de partículas subatômicas: prótons, nêutrons e elétrons.

Os prótons são partículas positivamente carregadas que se encontram no núcleo do átomo. O número de prótons em um átomo é conhecido como número atômico e é representado pelo símbolo "Z". Por exemplo, um átomo com 19 prótons tem o número atômico 19.

Os nêutrons são partículas sem carga elétrica que também se encontram no núcleo do átomo. Eles desempenham um papel importante na estabilidade do átomo, pois ajudam a manter os prótons juntos no núcleo. O número de nêutrons em um átomo é conhecido como número de massa e é representado pelo símbolo "A". Por exemplo, um átomo com 20 nêutrons tem o número de massa 20.

Os elétrons são partículas negativamente carregadas que orbitam o núcleo do átomo. O número de elétrons em um átomo é igual ao número de prótons, pois os elétrons e prótons se cancelam mutuamente, resultando em um átomo eletricamente neutro.

Um átomo possui 19 prótons, 20 nêutrons e 19 elétrons é conhecido como átomo de potássio. O potássio é um metal alcalino que é encontrado naturalmente na crosta terrestre e é um componente importante de muitos compostos químicos. Ele é usado em muitas aplicações industriais, incluindo a fabricação de vidro, sabão e fertilizantes.

Em resumo, um átomo possui 19 prótons, 20 nêutros e 19 elétrons é um átomo de potássio, um metal alcalino que é encontrado naturalmente na crosta terrestre e é usado em muitas aplicações industriais.

PDF) EXERCÍCIOS DE APROFUNDAMENTO | Thiago Lopes - Academia.edu

Academia.edu